Dicionário da ESCRAVIDÃO
Alaor Eduardo Scisínio

Com este trabalho do Dr. ALAOR EDUARDO SCISINIO, eleva-se e amplia-se o alcance da Bibliografia de Estudos Brasileiros, pelo que ele traz de preciosos subsidios e informações, não apenas aos historiadores, juristas, etnólogos, antropólogos, professores e alunos universitários e de todos os graus e das mais diferentes disciplinas, mas, também, a todos os interessados pelos problemas de nossa formação histórica, étnica, sociológica, econômica, moral e artistica.

Trata-se de criteriosa, exaustiva e apaixonada realização do primeiro e, até agora, único Dicionário da Escravidão. Obra da mais complexa abrangência, nutrida por visão enciclopédica, fundada na doçura e meiguice, na beleza e operosidade, no valor e saber do homem africano transplantado para o continente americano, em seus vários estágios de adaptação e miscigenação.

Nestas páginas, por entre seus 2.000 verbetes, o leitor encontrará referências que vão do inicio do tráfico de escravos á abolição; da submissão ás insurreições e quilombos (particularizando o de Palmares, até com sua cronologia própria); das crenças ancestrais ao sincretismo religioso; das doenças á farmacopéia escrava e catimbó; dos usos, costumes e castigos á legislação; da culinária aos folguedos; da música às particularidades da alma inquebrável desses secularmente injustiçados construtores anônimos da riqueza nacional e elemento preponderante no amálgama da nação brasileira.

Com justa medida de valor que não exclui a marca da modéstia, o Autor afirma no Preâmbulo de sua obra: Só com este Dicionário "não se poderá saber tudo sobre a escravidão negra no Brasil, mas ele será útil para quem queira saber tudo sobre ela"

EXEMPLOS DE VERBETES   (Clique em uma letra)
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Z
Rotas da escravidão - clique no mapa para ampliar